De acordo com a Sespa, por definição, a obesidade é uma condição que caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, o que acaba implicando em uma série de efeitos nocivos no corpo humano. A obesidade aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode até estar relacionada ao surgimento de alguns tipos de câncer.
Segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, 35,1% dos adultos do Estado apresentam sobrepeso, a condição de obesidade está presente em 23,5% dos paraenses. Já entre as crianças, em dados do mesmo ano, 7,3% dos menores de 5 anos e 10,1% das crianças entre 5 e 9 anos registram peso elevado para idade. Já entre os adolescentes, 18,2% registram excesso de peso e 10,1% são considerados obesos.
Programa Obesidade Zer – Para casos graves de obesidade, a Sespa criou em 2020 o Programa Obesidade Zero, que busca acelerar o acesso gratuito à cirurgia bariátrica para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa faz parte de uma política chamada Fila Zero, promovida pelo Governo do Estado que tem como finalidade acabar as filas para procedimentos cirúrgicos no Pará.
Fonte: Roberta Vilanova – SESPA