Vereadores também aprovaram em definitivo projeto de reestruturação de carreiras do quadro permanente de apoio da Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro.
Considerado um problema de saúde pública em nível mundial, a obesidade é o tema central do PL 622-A/2021, aprovado em 2ª discussão pela Câmara do Rio durante a sessão ordinária desta quinta-feira (19). De acordo com a proposta, a cidade deverá contar com um Programa de Apoio aos Obesos Mórbidos, voltado para pessoas que estejam inscritas para realizar cirurgia de redução de estômago em unidades de saúde do município. A matéria agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.
O Atlas Mundial da Obesidade 2023, divulgado em março deste ano, alerta para o crescimento exponencial do número de pessoas obesas no Brasil. De acordo com a publicação, para a população adulta, o crescimento previsto é de 2,8% por ano, enquanto para as crianças, será de 4,4%. Isso pode levar 41% da população brasileira à obesidade em 2035.
Segundo a proposta, o Poder Executivo fica autorizado a disponibilizar local físico para implantação de Centro de Apoio ao Obeso Mórbido; a constituir equipe multidisciplinar para realizar o acompanhamento de tratamento pré-operatório, integrada por profissionais das áreas de endocrinologia, fisioterapia, psicologia, cardiologia, nutrição, assistência social, enfermagem e saúde bucal; e oferecer acesso gratuito aos medicamentos necessários ao tratamento desses pacientes, nas fases pré e pós operatória.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO