O projeto Prevenção da obesidade infantil na atenção primária em saúde: um ensaio comunitário na região metropolitana de Vitória/ES (PrevOI), realizado pelos programas de Pós-Graduação em Nutrição e de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes, chega a sua fase final apresentando como resultados índices menores de obesidade, redução do consumo de alimentos ultraprocessados e aumento de atividades físicas a partir do estímulo a práticas saudáveis e acompanhamento às crianças e suas famílias.
O projeto teve início em 2021 em 26 Unidades de Saúde da Família (USF) dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, envolvendo famílias cadastradas que tinham crianças com idade entre 7 e 10 anos. Ao todo, 470 crianças e seus responsáveis participaram do projeto na primeira fase de coleta de dados. O retorno, em 2022, contou com 211 crianças.
No universo pesquisado, o índice de obesidade caiu de 42,65% para 35,71% em um ano, enquanto o percentual de crianças com peso adequado subiu de 37,91% para 42,38%. O tempo de atividade física também cresceu. Se antes 77,5% praticavam atividade física abaixo do recomendado, agora só 24,68% permanecem se exercitando pouco. Também foi identificada a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, com diminuição de 42,7% para 37,3%, por exemplo, na ingestão de sucos artificiais. O que continua preocupando é o tempo de tela, que permanece superior ao recomendado: 90,5% das crianças consomem mais de duas horas por dia de tela.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO