O Governo do Amapá definiu as próximas ações a serem tomadas para o reinício do programa que oferece cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o BariSus.
A definição aconteceu após diálogo com pacientes que aguardam para fazer os procedimentos. Com a medida, o Governo do Estado reforça a transparência com o público que aguarda pelas cirurgias.
O programa recebeu emenda parlamentar de R$ 4 milhões, destinados pelo senador Lucas Barreto. As cirurgias serão realizadas no Hospital São Camilo, através de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A iniciativa terá a capacidade de operar até 20 pacientes por mês. Exames pré-operatórios também serão feitos na unidade de saúde, sem custos para o usuário.
Para a secretária de Estado da saúde, Silvana Vedovelli, a retomada das cirurgias é um passo muito importante para tratar os casos de obesidade dos pacientes, que têm pressa pelo procedimento.
“Agora, com a emenda liberada, vamos tratar diretamente com a equipe médica sobre os primeiros 20 pacientes que serão operados e, assim, reorganizar o fluxo das cirurgias”, afirma Silvana.
Qualidade de vida
Eurico Reis é paciente do BariSus e já realizou a cirurgia em 2022. Ele conta que o programa mudou sua qualidade de vida.
“Hoje, temos a garantia de que os recursos destinados ao programa serão utilizados exclusivamente para as cirurgias bariátricas. Essa reunião tranquiliza os pacientes e nos motiva a continuar lutando. É um momento muito importante para todos nós”, detalha Eurico.
Fonte: Governo do Estado do Amapá