A obesidade infantil é um tema que merece bastante atenção quando o assunto é cuidar da saúde das crianças. Controlar a alimentação dos pequenos e oferecer alimentos mais saudáveis não é uma tarefa fácil para a família diante de tantas opções tentadoras disponíveis no mercado. Para alertar a população sobre os perigos e cuidados necessários para combater a doença, neste sábado, 3, é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil.
Considerada um dos maiores problemas de saúde pública pediátrica, a Organização Mundial de Saúde (OMS), em estudo de 2017, apontou um total de 124 milhões de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo. No Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pelo Ministério da Saúde, estima-se que 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso, e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.
A doença pode trazer complicações para o desenvolvimento dos ossos, músculos e articulações das crianças, que estão em constante crescimento. Podendo gerar dificuldades para realização de atividades básicas do cotidiano. Além de causar doenças respiratórias e psicossociais futuras, e problemas de pele, hipertensão, diabetes e colesterol alto.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE