Categoria: Obesidade

OBESIDADE AFETA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E DESENCADEIA AGRAVOS NA SAÚDE

OBESIDADE AFETA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E DESENCADEIA AGRAVOS NA SAÚDE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a obesidade se tornou um dos mais graves problemas de saúde pública. A estimativa é que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso até 2025, sendo 700 milhões classificados como obesos, por apresentarem índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

No Brasil, os índices de obesidade e sobrepeso também são crescentes. Dados do Ministério da Saúde apontam que a obesidade atinge 6,7 milhões de brasileiros. O número de pessoas com obesidade mórbida, ou seja, com IMC acima de 40, atingiu 863.086 pessoas em 2022, representando um aumento de 29,6% em relação à pesquisa feita em 2019, quando 407.589 pessoas foram diagnosticadas com obesidade grau III.

A Dra. Isabella Cavalcanti Resende, cardiologista cooperada da Unimed Sergipe, comenta que existe uma tríade muito importante que leva ao adoecimento da população: o sedentarismo, a obesidade e as doenças cardiovasculares. São fatores correlacionados que desencadeiam uma série de agravos à saúde.

“Os impactos da obesidade na qualidade de vida levam ao desenvolvimento de quadros de hipertensão arterial, diabetes, distúrbios renais, cardiovasculares, hepáticos, digestivos, alterações ortopédicas e até mesmo alguns tipos de câncer, como intestino e vesícula”, detalha a cardiologista.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE