Em ato na Sala João Neves da Fontoura, o Plenarinho, foi instalada no início da tarde desta sexta-feira (10) a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Obesidade Infanto-Juvenil e Adulta, uma iniciativa do deputado Dr. Thiago Duarte (União). Na oportunidade, quatro cirurgiões bariátricos com atuação no Rio Grande do Sul discorreram sobre a obesidade, que é classificada como a pandemia da atualidade, e advertiram as autoridades públicas sobre a urgência de políticas públicas voltadas para essa população e, ainda, para a necessidade de o Sistema Único de Saúde ampliar a oferta de cirurgias bariátricas, uma vez que o Brasil registra crescimento alarmante da doença, especialmente após o período da pandemia. A obesidade é terceira causa de morte no mundo, perde apenas para o coração e o câncer.
O primeiro palestrante do seminário, com mediação do deputado e da presidente da Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos, Jussara Tessele, foi o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do RS, Sérgio Pioner, que abordou a Doença da Obesidade, a principal doença crônica da atualidade. Trata-se de doença multifatorial e é definida quando o índice de massa corporal está acima de 30. “A pessoa com sobrepeso tem chance dupla de adquirir doenças e no caso da obesidade severa, com massa corporal acima de 40, a chance é 20 vezes maior de adquirir doenças”, afirmou. A redução da expectativa de vida dessas pessoas, no Brasil, é de cinco anos.
No mundo, a obesidade é a doença que mais avança e registra 1 bilhão de obesos. No RS, 78% dos gaúchos têm sobrepeso, superando a média nacional, que é de 68%. Da população adulta no estado, 23% é obesa. Do percentual nacional (68%), 13% são obesos severos ou super obesos e 21% tem obesidade moderada, e mais de 30% dos obesos com problemas que poderão se agravar e levá-los a óbito.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL