A Secretaria de Estado da Saúde (SES) discute a implantação do projeto de fortalecimento das ações de cuidado das pessoas com obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Técnicos do Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) e dos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Alcântara participam do encontro presencial de organização da linha de cuidado de atenção as pessoas com sobrepeso e obesidade, no auditório do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, disse que o Estado tem todo o interesse em fortalecer este percurso do paciente na rede de saúde e garantir um cuidado integral em todas as suas necessidades. “Vamos trabalhar em parceria com os municípios para que os atendimentos possam ser garantidos nos níveis da atenção primária, ambulatorial e hospitalar, no sentido de melhorar a qualidade de vida destes pacientes com obesidade ou sobrepeso, assegurando sempre intervenções oportunas”, frisou.
A obesidade é uma epidemia mundial associada ao consumo alimentar e ao nível de atividade física, mas também atribuída a diversos processos, em que o ambiente, em seus aspectos político, econômico, social, cultural, e não apenas o sujeito e suas escolhas, assume lugar estratégico na compreensão do problema e no planejamento de propostas de intervenções que contribuam com o seu controle e redução. O projeto vai garantir atendimento de saúde integral para pessoas com obesidade em todos as suas necessidades.
Consultora técnica do departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do MS, Ana Maria Cavalcante, parabenizou o engajamento do Governo do Maranhão na linha de cuidados com pacientes com obesidade e adiantou que o projeto está sendo implantado também nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO