Categoria: Obesidade

Especialistas das unidades gerenciadas pela Fundação PB Saúde alertam para prevenção ao diabetes

Especialistas das unidades gerenciadas pela Fundação PB Saúde alertam para prevenção ao diabetes

O Brasil é o quinto país com maior número de diabéticos no mundo. São 16,8 milhões de adultos, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Somente na Paraíba, segundo dados do Ministério da Saúde, 5,3% da população tem diagnóstico de diabetes. Apesar disso, entre 40% e 50% das pessoas não sabem que são portadoras dessa condição. Nesta terça-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, as unidades gerenciadas pela Fundação PB Saúde, alertam para conscientização e mudanças de hábitos de vida e tratamento adequado, pelos quais é possível evitar ou controlar a doença.

No Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), Micheline Pordeus, médica endocrinologista, explica que a taxa de incidência da doença cresceu nos últimos dez anos, alavancada pelo aumento da obesidade, pelo sedentarismo e pela alimentação inadequada da população. A especialista ressalta ainda que existem 3 tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e gestacional, e destas apenas tipo 2 é possível prevenir, já que está ligada ao estilo de vida não-saudável.

“O diabetes tipo 2 é o mais frequente na população, com cerca de 90% dos casos de diabetes. A prevenção é a mudança no estilo de vida e evitar a obesidade que é o grande gatilho para desencadear a doença. Já, para os pré-diabéticos, usar medicamentos apropriados auxilia a voltar aos valores normais de glicose no sangue (glicemia). Apesar disso, o monitoramento deve ser feito sempre, pois atingir valores de glicose normais não é passaporte para relaxar nos padrões de um estilo de vida saudável”, alerta a endocrinologista.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA