O índice de sobrepeso, obesidade e obesidade grave entre a população adolescente vem se mostrando preocupante. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, 17,6% dos adolescentes entre 10 e 19 anos, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do estado da Bahia, apresentaram sobrepeso. Outros 8,1% apresentaram quadro de obesidade e 1,82% foram diagnosticados com obesidade grave.
A prevenção e o cuidado da obesidade devem ser organizados desde a gestação até o fim da vida, com a promoção da alimentação adequada e saudável e a orientação sobre hábitos de vida saudáveis. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, os bons hábitos alimentares devem ser seguidos em todas as fases da vida e incluir crianças e adolescentes no processo de escolha dos alimentos saudáveis, compra e preparo.
Além da alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas também é uma importante ferramenta na prevenção do sobrepeso e obesidade. O Guia de Atividade Física para a População Brasileira traz as seguintes orientações para crianças e adolescentes:
– Pelo menos 60 minutos por dia: dê preferência para as atividades que façam a sua respiração e os batimentos cardíacos aumentarem.
– Pelo menos 3 dias por semana: pratique alguma atividade que estimule o fortalecimento dos músculos e ossos, como: saltar, puxar ou empurrar.
– A cada 1 hora, se movimente por 5 minutos: reduza o tempo em que você permanece sentado ou deitado, assistindo a TV ou usando o celular.
Fonte: Ministério da Saúde