OHospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e pertencente à rede estadual de saúde, realiza cirurgia bariátrica desde novembro de 2023, dentro das atividades do programa Opera Paraíba. Nesse período, 17 pessoas foram beneficiadas por meio da unidade hospitalar.
O médico explicou que a cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia metabólica, além de reduzir o tamanho do estômago em até 80%, modifica os hormônios no organismo do paciente, regulando melhor o funcionamento do pâncreas, a liberação de insulina e o controle da glicemia. “É um procedimento muito benéfico aos pacientes diabéticos. Muitos deles melhoram a ponto de ter remissão completa da doença, podendo deixar de usar medicações. O mesmo vale para quem é hipertenso”, comentou. Assim aconteceu com a dona de casa Ana Carolina dos Santos, de 29 anos, residente na cidade de Conde, que não precisa mais usar as medicações.
A mudança na vida dela ocorreu em vários sentidos. “Fisicamente, estou mais ativa. Saí do sedentarismo. Com um mês de operada, entrei na academia. Passei do manequim 52 para o 46 e acho que vai diminuir mais. Já na parte interior, estou mais feliz e confiante. O acompanhamento dos profissionais do Edson Ramalho foi a melhor coisa que me aconteceu. Esta é a terceira vez que sou acolhida aqui. Nas duas primeiras, foi no parto da minha filha mais velha e no do meio. Com a bariátrica, pela terceira, vez o Edson me deu vida. Todos os profissionais torceram por mim e deram força para eu não desistir”, contou emocionada.
Ana Carolina fez o procedimento em dezembro de 2023 e, até o momento, perdeu 25 quilos. “A cirurgia bariátrica mudou a minha vida. Eu não tinha disposição para fazer as atividades do dia a dia. Com diabetes e hipertensão, tinha que tomar vários medicamentos para reduzir as taxas, mas a todo momento eu achava que iria morrer. Até que procurei ajuda e fui encaminhada para realizar o processo de cirurgia”, lembrou.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA