A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu nesta sexta-feira, 1º, uma audiência pública, no auditório Ademar Arruda, com a finalidade de discutir ações efetivas de melhorias para políticas públicas municipais voltada para o combate à obesidade e à assistência às pessoas obesas. A pauta foi de autoria do Vereador Danilo Lopes (Avante). Dentre aqueles que debateram a pauta, estiveram presente a Gerente da Célula de atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Keila Menezes, A diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Cristina Façanha e a presidente da Coalizão Vozes do Advocacy, Vanessa Pirolo.
Dentre os encaminhamentos, foi proposto a inserção da Política da Obesidade no Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); o trabalho conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA); a criação de uma mesa de discussão com Estado, Município e uma representação Federal, incluindo a Secretaria de Educação e a Secretaria de Ciência e Tecnologia; ampliação da equipe e dos espaços para os novos profissionais; a integração dos atendimentos com o as tele consultas e a valorização profissional baseada nos resultados; criação do núcleo da obesidade no aplicativo Mais Saúde da SMS e a educação voltada para o tema obesidade, nas escolas.
O propositor da Audiência Pública, Vereador Danilo Lopes buscou o espaço no sentido de propor mudanças voltadas ao aprimoramento das políticas públicas direcionadas às pessoas obesas. “A obesidade é a doença do milênio ela traz consigo vários fatores de risco, de doença cardiovascular que é a que mais mata, diabetes, hipertensão. As questões osteo articuladas também são prejudicadas pelo peso em excesso. Então, a agente tem que verificar encaminhamentos para políticas públicas que são parcas, são poucas políticas públicas no combate à obesidade. Então nós estamos aqui com, basicamente, todas as instituições representadas. Instituições também de nível nacional, representadas, para que a gente dê encaminhamento de políticas públicas efetivas para combater a obesidade”, disse o Vereador.
Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza