Categoria: Obesidade

Acompanhados pelos SUS, cerca de 1,3 mil adolescentes roraimenses possuem obesidade

Acompanhados pelos SUS, cerca de 1,3 mil adolescentes roraimenses possuem obesidade

O Ministério da Saúde alerta que a obesidade afeta crianças e adolescentes em todo o Brasil. Essa é uma doença multifatorial e condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. Em Roraima, de janeiro a meados de outubro, mais de 1,3 mil adolescentes entre 10 e 19 anos de idade foram diagnosticados com obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número equivale a 7,9% dos jovens atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS) este ano.

Os dados são do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, que acompanha o estado nutricional dos pacientes por período, fase do ciclo da vida e índice da doença. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) reconhece a obesidade como um problema de saúde pública e, por ser multifatorial, a doença exige intervenções integradas de diversos setores, além da saúde, para deter o avanço e garantir o pleno desenvolvimento durante a infância.

Nos dez meses do ano de 2022, a APS diagnosticou quase 1,4 milhão de adolescentes entre 10 e 19 anos com sobrepeso, obesidade e obesidade grave em todo o Brasil. A região Sul possui 13,1% de jovens obesos nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 11,4%; Centro-Oeste, com 10,9%; Nordeste, com 8,2%; e Norte, com 7,4% dos adolescentes acompanhados pelo SUS na região.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA